sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Perguntas frequentes e Dicas para seu instrumento!

1) Qual a diferença entre o cavaco e o banjo?
O banjo, em sua forma original de tocar, exige uma maneira própria em função de sua afinação e sonoridade serem apropriadas à música americana (jazz, country, etc...)

Ao ser introduzido no pagode, o banjo passou a ter a mesma afinação do cavaquinho(RÉ, SI, SOL e RÉ ), fazendo com que sua forma de tocar ficasse igual a dele. A única diferença entre eles passa a ser a forma de palhetar.

2) Que tipo de cavaco deve ser usado por um iniciante?
O iniciante é aconselhado a comprar um cavaco barato mesmo (Tonante). Depois que seu aprendizado progredir, ele deve comprar outro de melhor qualidade.
Dependendo da condição financeira do iniciante, a compra de um bom cavaquinho, torna o aprendizado mais produtivo. Aconselho o Rozzini.

3) Qual a melhor forma de eletrificar o cavaquinho?
O sistema mais prático é o captador de cavalete e o captador magnético.
O captador de cavalete consiste num filete magnético provido de um mecanismo em seu interior. Este filete é colocado no local onde fica o rastilho (peça feita em osso, próxima ao cavalete, por onde passam as cordas). E o captador magnético é uma peça retangular que se coloca na boca do cavaco, sob as cordas.

4)Em quanto tempo um iniciante alcança um estágio satisfatório?
A rapidez do aprendizado é variável de uma pessoa para outra por vários fatores: musicalidade nata, coordenação motora (habilidade manual), disponibilidade de tempo para o treinamento e um bom orientador. Tudo isso, somado a uma grande força de vontade, pode fazer com que o iniciante alcance um bom estágio num período de 3 a 6 meses, Agora, o segredo é um só: Estudar, estudar, estudar....

5) Qual a diferença entre as afinações RÉ-SI-SOL-RÉ e RÉ-SI-SOL-MI?A primeira, é a afinação tradicional do cavaquinho, sendo utilizada pela grande maioria. A segunda é muito utilizada por aqueles que, tendo aprendido primeiro a tocar violão, não querem ter o trabalho de aprender um novo repertório de acordes num instrumento com afinação diferente. Tocar nesta afinação é o mesmo que tocar violão sem as duas cordas mais graves, mas ela possibilita aos solistas um maior alcance nas notas mais agudas.

6) Qual a importância da dissonância?
A relação acorde-melodia se dá em função da criação das melodias a partir de escalas dos acordes que são utilizados. Nestes casos, quando um trecho da melodia for criada a partir da escala E7/9+, este acorde é o que harmonizará com precisão aquele trecho. Podemos, neste caso, fazê-lo com E7, mas ficará uma harmonização "pobre".

7) Em qual região das cordas é mais correto palhetar?
Ao se executar o acompanhamento de um pagode ou choro, a localização das palhetadas fica ao gosto de quem está tocando, lembrando que a regra geral é palhetar sobre a boca do cavaquinho. A mudança para outras regiões deve se dar para incrementar a interpretação em algumas passagens.

8) Qual a postura que devo adotar na hora de pegar no cavaquinho?
Quando sentado se deve apoiar a caixa na perna (sempre com corpo reto), posicionado o cavaco na diagonal ou um pouco levantado apenas, não o deixando reto, como no violão. A parte do ante-braço interna se coloca no final da caixa acústica, fazendo uma leve pressão para dentro, de forma que segure o instrumento. Quando se está em pé faz-se um pouco mais de força, mas mesmo assim o instrumento vai caindo conforme vai executando a música, é normal. Para ter mais precisão nas palhetadas e a mão não ficar soltar, posicione o dedinho mais próxima do tampo do instrumento. Eu particularmente até encosto o dedinho na madeira, me serve de apoio principalmente para fazer os solos.

9) Qual cordas devo comprar? Tem diferença nas marcas?
A escolha do tipo de corda a ser usada vai depender do gênero musical e até mesmo do tipo físico e personalidade de cada um. No caso do cavaquinho, infelizmente, não temos muitas opções. As cordas não vem com especificações na embalagem e, não raramente, algumas ( principalmente a terceira, sol ) já no momento em que as colocamos não aguentam a tração e arrebentam. Muitas delas também perdem a sonoridade em pouquíssimo tempo de uso. Algumas marcas legais e baratas são São Gonçalo es Rouxinoll. A diferença nas marcas vai do tempo que as cordas agüentam e também a sonoridade. Marcas mais caras costumam ter um som muito mais limpo e duradouro, perfeito para gravações.
Uma boa opção é utilizarmos cordas de violão (as quatro primeiras). Algumas delas são de espessura ligeiramente maior do que as cordas fabricadas especificamente para cavaquinho e dão um som mais encorpado. Há uma boa particularidade nisso tudo: Se você enrolar o que sobra da corda direitinho, estará ganhando uma boa vantagem nessa corda, pois isto facilita também a troca de corda durante um show ( ou mesmo uma festa pagode, etc). Basta você jogar fora o pedaço usado (e quebrado), desenrolar a outra ponta (porém mantendo a corda no eixo da cravelha), passá-la pelo cavalete, reafinálo e começar a tocar. Você vai sentir a diferença. Há também a opção(pouco usada) de se usar cordas de guitarra mas nem todas são fabricadas com a finalidade de se obter som acústico e, por isso, nem sempre dão bons resultados.
Algumas dicas

PALHETADAS

As dicas dos pagodeiros é de que se utilize palhetas de número 70 para execução de solos. Os números inferiores são recomendadas para acompanhamento, pois quanto menor o número mais flexibilidade e menor esforço sobre as cordas, possibilitando, dessa maneira, mais vida útil as suas cordas. Lembre-se: Que você só terá um som de qualidade em seu cavaquinho, se mantiver as cordas limpas e bem cuidadas. Você que deseja melhorar sua palhetada preste atenção nesta dica que muitos pagodeiros passaram pra mim: Enrrole uma toalha no braço do cavaquinho, de forma que as cordas fiquem bem duras. A partir daí, com uma palheta bem dura, acompanhe músicas (sambas enredos...à..sambas lentos) simulando as batidas, nas cordas tracionadas. Depois de 30 min, retire a toalha, e note a diferença. Vale lembrar que para você ganhar agilidade nos solos tente trabalhar de uma em uma corda, começando do 1º traste subindo cromaticamente e voltando a ultima e penúltima nota,com isso ganhará agilidade com o dedo mindinho. Lembre-se também que ao se executar o acompanhamento de um pagode ou choro, a localização das palhetadas fica ao gosto de quem está tocando, sendo que a regra geral é palhetar sobre a boca do cavaquinho. A mudança para outras regiões deve se dar para incrementar a interpretação em algumas passagens.

CUIDADOS COM SEU CAVACO

Aqui vão algumas dicas, para que você tenha um instrumento sempre com um belo som, aumentando o tempo de vida do instrumento, pois um instrumento bem cuidado, vai com o tempo, ficando com um som mais notável e claro.

1º - Nunca deixe seu cavaco em locais de temperatura elevada, ele pode empenar e daí perder toda a qualidade do som, e qualidade de um instrumento e fundamental para se tirar um som legal.

2º - Não deixe seu cavaco por muito tempo afinado, tente depois de tocar, afrouxar as cordas, para que ele não force muito o cavalete e consequentemente, não perder a qualidade do seu som.

3º - Após usar seu cavaco, limpe-o com um pano seco para tirar todo suor que fica, esse suor faz com que as ferragens oxidem mais rápido, assim como as cordas também, pois cordas oxidadas se quebram mais rápido.

4º - Não deixe seu cavaco por muito tempo apoiado com a parte das cordas para fora, ficando assim ele pode empenar. Sempre o deixe de pé, ou deitado, nunca apoiado.

5º - Lembre que qualidade custa caro, mas se você está começando agora, não precisa comprar um cavaco muito caro tipo um DU SOUTO, ALGUM LUTHIER CONHECIDO, DEL VECCHIO ou ROZZINI. Um GIANINNI Série Estudo ou até mesmo um TONANTE, que é uma marca que está cada vez melhor em qualidade e acabamento, são os mais baratos, podendo com eles tirar um som legal.

6º - Não deixe de usar um "CASE" para seu cavaco ou uma capa muito bem acolchoada, isso fará, com certeza, a diferença no som, pois seu cavaco não sofrerá nenhum dano com baques ou quedas, também evitará que seu cavaquinho empene ficando apoiado. Mas lembre CASE não são térmicos, por isso, mesmo seu cavaco dentro de um, ele não pode ficar exposto a elevadas temperaturas.

7 comentários:

  1. Poxaaa o melhor blog!!!
    Caraca ninguém faz uma parada dessas, ninguém coloca as paradas explicadinhas assim nos minimos detalhes
    muito bom msm... ta de parabéns cara, seu blog é ótimo pra iniciantes e tbm pra quem ja toca, são detalhes hiper importantes e que com certeza faz uma diferença tremenda
    muito bommm... parabéns!!!

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  2. eu queria e acharia bom se tivese um afinador para cavaco

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  3. GOSTEI MUITO DAS DICAS..ESTAS SEQUENCIAS QUE VC COLOCOU AI SAO FUNDAMENTAIS PARA INICIAR SOU NOVATO..

    eraldo.j@ig.com.br

    Eraldo SP.

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  4. Maykon,
    GOSTEI MUITO DAS DICAS..ESTAS SEQUENCIAS QUE VC COLOCOU AI SAO FUNDAMENTAIS PARA INICIAR SOU NOVATO.. Tem uma musica que peço pra todas as pessoa que toca a Musica do Só preto sem preconceito ( pronuncia no olhar ) e muitas também do grupo Raça.. tem como?? estou no aguardo

    Um abraço

    eraldo.j@ig.com.br

    Eraldo Santo André SP

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  5. Eraldo... desculpa aí pela demora.. mas tô todo enrolado com trabalhos.
    Mas você quer as notas... solo... um vídeo dela... o que vc quer??

    Abraço!

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  6. bom mayko encontrei vc no you tube por acaso e gostei muito do video que vc ensina a afinar o cavaco só que pro curei no seu blog o afinador virtual mas não encontrei vc pode me ajudar a encontrar. obrigado.

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  7. Cara vc toca de+,será que vc pode postar um video da música Beijo doce(pixote)desde já,sou grato.Ruan-BA

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