terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Campo Harmônico (Parte 2)

Essa parte agora foi tirada do Wikipédia. tem uma explicação bem bacana e fácil de ser entendida.
Então vamos nessa.


Afinal, o que é Campo Harmônico???

Campo Harmônico é um conjunto de acordes que forma uma harmonia. Esses acordes são extraídos de uma só escala estrutural, geralmente a escala jônica ou maior. Também pode ser chamado de estrutura tonal visto que o desenvolvimento da harmonia está inteiramente ligado ao aparecimento e desenvolvimento do conceito de tonalidade.

Campo Harmônico Maior

As melodias geralmente são feitas dentro de um contexto em que existe um Centro Tonal indicando uma harmonia e uma escala.Para montar o campo harmônico da escala maior é necessário conhecermos os intervalos e notas pertercentes a ela e depois montamos os acordes em cada intervalo de acordo sobrepondo as terças. O resultado serão 7 acordes, sendo que cada um poderá ser classificado de acordo com os conceitos da harmonia funcional:1º Grau (tônica), 2º Grau (supertônica), 3º Grau (mediante), 4º Grau (subdominante), 5º Grau (dominante), 6º Grau (superdominante) e o 7º Grau (sensível). Os acordes perfeitos (maiores ou menores, consoante a tonalidade em que se inscreve a melodia) que se formam sobre estes graus da escala (que é o fundamento da tonalidade) é que vão definir a estrutura do acompanhamento harmônico que está subjacente à melodia.

Intervalos da escala maior

I - 1 tom - II - 1 tom - III - 1/2 tom - IV - 1 tom - V - 1 tom - VI - 1 tom - VII - 1/2 tom - VIII

Notas da escala Dó maior (C)

1 1 1/2 1 1 1 1/2

Do -1 tom- Re -1 tom- Mi -1/2 tom- FA -1 tom- Sol -1 tom- La -1 tom- Si -1/2 tom- Do

Exemplo de Campo Harmônico de C (dó)

Para formar um acorde com terças inicie com a nota do grau desejado, pule o grau seguinte e adicione a próxima nota sucessivamente até formar um acorde de 3, 4 ou 5 notas:

C => (do, mi, sol) ou CMaj7 ou C7+ => (do, mi, sol, si)

Para se formar um acorde maior, como vimos acima, segue também os intervalos entre as notas dos acordes:

2 tons da tônica para a terça (de C para E) 1 tom e meio da terça para a quinta (de E para G) 2 tons da quinta para a sétima (de G para B)

obs:Todos os acordes MAIORES com sétima MAIOR, irão ter os mesmos intervalos.

Dm => (re, Fa, la) ou Dm7 => (re, fa, la, do)

Intervalos para um acorde MENOR, exemplo: Dm

1tom e meio da tônica para a terça (de D para F) 2tons da terça para quinta (de F para A) 1tom e meio da quinta para sétima (de A para C)

obs:Todos os acordes MENORES com sétima MENOR, irão ter os mesmos intervalos.

Veja o Campo Harmônico de C MAIOR:

| C | Dm | Em | F | G | Am | Bm7(5-) ou Bº|

Notas da escala Mi maior

E -1 tom- F# -1 tom- G# -1/2 tom- A -1 tom- B -1 tom- C# -1 tom- D# -1/2 tom- E

Exemplo de Campo Harmônico de E (Mi)

| E | F#m | G#m | A | B7 ou B | C#m | D#m7/5- ou D#º |


Os acordes formados no campo harmônico maior sempre seguirão uma regra, que é a seguinte:

1º grau: sempre maior. ex: C/

2º grau: sempre menor. ex: Dm/

3º grau: sempre menor. ex: Em/

4º grau: sempre maior. ex: F/

5º grau: sempre maior com sétima. ex: G7 ou G/

6º grau: sempre menor. ex: Am/

7º grau: sempre meio diminuto. ex: Bm7(5-) ou Bm7(5b) ou Bº ou Bdim


Campo Harmônico Maior

C Dm Em F G Am Bº

G Am Bm C D Em F#º

D Em F#m G A Bm C#º

A Bm C#m D E F#m G#º

E F#m G#m A B C#m D#º

B C#m D#m E F# G#m A#º

F# G#m A#m B C# D#m E#º

C# D#m E#m F# G# A#m B#º

F Gm Am Bb C Dm Eº

Bb Cm Dm Eb F Gm Aº

Eb Fm Gm Ab Bb Cm Dº

Ab Bbm Cm Db Eb Fm Gº

Db Ebm Fm Gb Ab Bbm Cº

Gb Abm Bbm Cb Db Ebm Fº

Cb Dbm Ebm Fb Gb Abm Bbº


Espero que tenham entendido alguma coisa e já ter clareado a mente de vocês.


Abraços!

Mayko David

2 comentários:

  1. Vou aproveita as minhas ferias e vou dar uma estudada nisso, quero ficar feraa... rsrsrsrs

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  2. a algum tempo leio releio revistas e não conseguia entender o campo harmonico,e agora em alguns minutos consegui compreende-lo,,,é sedo ainda mas ja fiquei mais motivado a continuar os estudos pois adoro o cavaco...valeu pela simplicida nas explicações... ASSIS ALVORADA/POS/RS

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