terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Campo Harmônico (Parte 3)

Essa foi mais uma tirada da Internet, do site Webmúsicos, que por sinal é muito bom e muito bem explicado.
Lembrando que dei esses nomes de "parte 1" à "parte 3" ,mas são apenas formas diferentes de se entender o Campo Harmônico e não uma sequência dividida em partes a ser seguida.

então vamos uma aí:

Primeiro vamos analisar a escala de C maior (escala usada para primeiros estudos pois é a escala mais simples,não tem nenhum acidente(sustenido ou bemol), sob a forma de tríade (3 notas - tônica,terça e quinta). Depois usaremos a idéia para transpôr para outras escalas maiores.


A escala de C maior é:


C D E F G A B


O Objetivo é ´´transformar``, saber quais acordes saem desta escala.


Ao se tocar esta escala em superposição de terças (sabemos q os acordes são superposição de terças), teremos:


Ex 1:


C D E F G A B (tônicas)

E F G A B C D (terças) (escala de C maior começando por E)


Ao se tocar esta escala em superposição de terças novamente, teremos:


Ex 2:


C D E F G A B (tônicas)

E F G A B C D (terças)

G A B C D E F (terça da terça=quintas) (escala de C maior começando por G)



Primeiro acorde

- Ao destacarmos cada coluna, ou seja se tocarmos C + E + G teremos qual acorde?

Acorde: C (que é a tônica), E (que é a 3a. Maior do C) e G (que é a 5a. Justa do C).

Assim, harmonizamos o primeiro acorde do Campo Harmônico de C maior: o próprio C (acorde de dó maior).



Segundo acorde:

- Ao destacarmos a segunda coluna, ou seja se tocarmos D + F + A teremos qual acorde?

Acorde: D (que é a tônica), F (que é a 3a. menor do D) e A (que é a 5a. Justa do D).

Assim, harmonizamos o segundo acorde do Campo Harmônico de C maior: Dm (acorde de ré menor).



Terceiro acorde

- Ao destacarmos a terceira coluna, ou seja se tocarmos E + G + B teremos qual acorde?

Acorde: E (que é a tônica), G (que é a 3m do E) e B (que é a 5J do E).

Assim, harmonizamos o terceiro acorde do Campo Harmônico de C maior: Em (acorde de mi menor).



Quarto acorde

- Ao destacarmos a quarta coluna, ou seja se tocarmos F + A + C teremos qual acorde?

Acorde: F (que é a tônica), A (que é a 3M do F) e C (que é a 5J do F).

Assim, harmonizamos o quarto acorde do Campo Harmônico de C maior: F (acorde de fá maior).



Quinto acorde

- Ao destacarmos a quinta coluna, ou seja se tocarmos G + B + D teremos qual acorde?

Acorde: G (que é a tônica), B (que é a 3M do G) e D (que é a 5J do G).

Assim, harmonizamos o quinto acorde do Campo Harmônico de C maior: G (acorde de sol maior).



Sexto acorde

- Ao destacarmos a sexta coluna, ou seja se tocarmos A + C + E teremos qual acorde?

Acorde: A (que é a tônica), C (que é a 3m do A) e E (que é a 5J do A).

Assim, harmonizamos o sexto acorde do Campo Harmônico de C maior: Am (acorde de lá menor).


Sétimo acorde

- Ao destacarmos a sétima coluna, ou seja se tocarmos B + D + F teremos qual acorde?

Acorde de: B (que é a tônica), D (que é a 3m do B) e F (que é a 5a. DIMINUTA do B).

Assim,harmonizamos o sétimo acorde do Campo Harmônico de C maior: Bm(b5) (acorde de si menor com quinta diminuta).


Logo,os sete acordes do campo harmônico de C maior são:


C – Dm – Em – F – G – Am – Bm(b5)



Abraços

Mayko David

2 comentários:

  1. Ae cara eu tava na casa do meu primo e ele estava com a camera, ai eu peguei o cavaco e tirei umas musicas la, mas até que o video ficou maneirinho, tipow que so samba, mandei uns 3 ou 4 sambinhas seguidos, depois eu vou pedir a ele, ver se ele ñ excluiu e te mando pra vc dar uma olhada

    ResponderExcluir
  2. Opa... manda sim George... quero ver depois!

    Abração!

    ResponderExcluir